CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito do exercício com pesos (musculação) para idosos. Abordei os principais benefícios desta modalidade de exercício para esta população.
Boa leitura!!!
            Com o avanço da tecnologia e a melhora na qualidade de vida da população, podemos observar o aumento de indivíduos idosos, sendo que no Brasil a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. No entanto, o que deve ser discutido não é somente o aumento dos anos de vida, mas principalmente a qualidade de vida que uma pessoa terá ao atingir idades mais avançadas. Nesse contexto, alguns fatores comportamentais têm influencia direta na qualidade de vida dessa população como, por exemplo, alimentação, uso de álcool/tabaco e prática de exercícios.
Dentre tais fatores, o exercício surge como excelente estratégia para melhorar a vida de pessoas na terceira idade. Nessa população observa-se considerável redução de força e massa muscular, processo denominado de sarcopenia. Nesse sentido, a musculação torna-se uma ótima opção para combater ou minimizar os efeitos da sarcopenia no organismo. Um dos primeiros artigos científicos envolvendo a aplicação da musculação em pessoas idosas foi realizado por uma pesquisadora chamada Maria Fiatarone. Em 1990, Fiatarone e seus colaboradores aplicaram oito semanas de exercício com pesos de alta intensidade em mulheres com idade média de 90 anos, as quais faziam parte de um centro de reabilitação. Ao final do estudo, foi observado aumento na força (aumento de 174%), massa muscular e capacidade funcional das idosas, ou seja, melhora na realização de atividades diárias. A parir de então, muitos outros estudos foram realizados a fim de investigar os efeitos do exercício com pesos em pessoas que se encontram na terceira idade.
Outro fato que merece ser comentado é a melhora do equilíbrio com a prática da musculação. Grande parte das causas de morte em idosos tem origem em complicações geradas por quedas e, dessa maneira, com aumento da força muscular e melhora no equilíbrio, as chances de um idoso cair são reduzidas. Além dos benefícios descritos acima, a musculação promove melhora na coordenação motora, na agilidade, reduz o risco de osteoporose, dentre outros. Portanto, se você tem parentes e/ou amigos idosos, estimule-os a praticar musculação!!!          
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem.
Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário