CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

domingo, 23 de outubro de 2011

EXCESSO DE TREINAMENTO

Olá pessoal,
Na postagem do blog desta semana escrevi a respeito das causas e consequências do excesso de treinamento (overtraining). Além disso, gostaria de convidar a todos para sugerirem temas para as próximas postagens. As sugestões podem ser feitas via e-mail ou postando comentários no blog.
Boa leitura!!!
            Com a proximidade do verão, aumenta a quantidade de pessoas que buscam a prática do exercício físico. Nesse sentido, muitos praticantes exageram nos treinos, fato que pode ocasionar excesso de treinamento, mais conhecido como overtraining ilustrado pela figura abaixo. A seguir, tentarei explicar quais as principais causas e as consequências desse fenômeno.

            Dentro de um programa de treinamento existem diversas variáveis que influenciam no desempenho como, por exemplo, frequência semanal, intensidade, duração e repouso. Nesse contexto, no planejamento realizado por profissionais que estão envolvidos na prescrição de exercícios deve ser dada atenção a todos os fatores supracitados. Assim, quando se combina alta frequência semanal, alta intensidade e duração dos exercícios, alimentação inadequada e pouco tempo destinado ao descanso, as chances de ocorrer overtraining são aumentadas.
            Alguns sintomas são facilmente identificados em pessoas com overtraining como cansaço excessivo, queda de imunidade, desmotivação para realizar os treinos e, até mesmo, depressão. Portanto, siga as orientações dadas pelo seu professor, já que são inúmeros fatores que devem ser levados em consideração na montagem de um programa de exercícios. Lembre-se que para o exercício a lei do “quanto mais melhor” não deve ser aplicada.  
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço!!!
Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário