CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

domingo, 9 de outubro de 2011

EXERCÍCIO PARA PESSOAS COM ESCOLIOSE

Olá pessoal,
Na postagem do blog desta semana escrevi a respeito dos benefícios e cuidados que devem ser tomados na prescrição de exercícios para pessoas que tem escoliose (um tipo de desvio postural).
Boa leitura!!!
            Existem diversos tipos de desvios posturais como, por exemplo, cifose, hiperlordose e escoliose. Dentre eles, a escoliose é um dos que mais causa desconforto e limitações nos pacientes, sendo caracterizada pelo desvio lateral da coluna (ver figura abaixo). Em alguns casos, o desvio é tão acentuado que a solução para melhorar a condição do indivíduo é o processo cirúrgico. No entanto, em vários casos o exercício pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Nesse contexto, alguns cuidados necessitam ser tomados na prescrição de um programa de exercícios para indivíduos com escoliose. Primeiramente, devem ser evitados exercícios que fazem a compressão da coluna vertebral, ou seja, aqueles exercícios em que a carga age sobre a coluna como, por exemplo, agachamento com barras nas costas ou na máquina (ver figura abaixo - Guia dos movimentos de musculação, Frederic Delavier, Editora Manole).

Em contrapartida, exercícios que fazem a tração da coluna como, por exemplo, alongamentos e alguns exercícios de musculação trazem grandes benefícios. Um alongamento simples que pode ser realizado é pendurar-se num espaldar fazendo com que haja uma grande tração da coluna vertebral. Em relação à musculação, exercícios como a puxada no pulley também proporcionam a tração da coluna (ver figura abaixo - Guia dos movimentos de musculação, Frederic Delavier, Editora Manole).

Vale ressaltar que, antes de iniciar qualquer programa de exercícios é de extrema importância a liberação de um médico especializado. Ademais, o trabalho conjunto do profissional de educação física com um fisioterapeuta tornará o programa de exercícios mais seguro e eficiente.   
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço!!!
Paulo Gomes
Obs.: nas próximas semanas vou escrever sobre assuntos sugeridos pelos leitores. Portanto, se tiver dúvidas ou algum assunto de interesse, faça sua sugestão que farei o possível para esclarecê-las!

Um comentário:

  1. Muito bom mesmo de verdade muito obrigado eu tenho escoliose fazo de todo um pouco tenho 22 anos estudo, jogo bola com meu amigos as pessoas que ver eu jogar ficam se peguntando como ele consegue jogar sei q tenho q me movomentar se não vou sófrer mas ainda por isso as vezes tenho q jogar bola em quando posso por que sei que um dia vou ter que parar logo de jogar não por mim mas sim por meu corpo sei q não tem mas jeito q vou ter q viver assim a vida toda por que a fila para fazer a cirugia é bem grande e o SUS anda bem devagar. Assinado:cleidson estância/sergipe.

    ResponderExcluir