CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

domingo, 31 de julho de 2011

ATIVIDADE FÍSICA REQUER CUIDADOS

Olá Pessoal,

segue uma matéria de um jornal de Londrina-PR (Folha de Londrina), na qual fui colaborador. Espero que curtam!!!

Abraços

Atividade física requer cuidados
Especialistas recomendam alimentação balanceada, roupas e calçados apropriados, bem como orientação profissional.
No verão, a fim de exibir o corpo em forma, muitas pessoas começam a praticar exercícios físicos. Caminhadas e corridas tornam-se frequentes. No entanto, para perder as calorias extras sem causar danos à saúde, é preciso tomar alguns cuidados - especialmente os atletas amadores. Fatores como alimentação, roupas e calçados devem ser levados em conta. Além disso, é imprescíndivel buscar orientações de profissionais especializados, além de realizar um 'check-up' periodicamente.
O professor e personal trainer Paulo Gomes afirma que o exercício físico só traz benefícios se for realizado regularmente.''Praticar exercícios apenas em determinadas épocas do ano não garante uma boa aptidão física relacionada à saúde'', observa, ressaltando que a estética corporal também fica comprometida devido ao curto espaço de tempo. Nesse sentido, quem tem o hábito de se exercitar apenas no verão precisa redobrar os cuidados. De acordo com Gomes, esses 'atletas' não devem exagerar na duração e na intensidade do exercício, procurando manter uma dieta equilibrada e hidratar-se durante as atividades - por meio da ingestão de água. Dessa forma, dores musculares e problemas mais graves, como o infarto, podem ser evitados.
Além disso, é de extrema importância realizar exames médicos periódicos - isso vale para quem se exercita esporadicamente ou com assiduidade. ''Indivíduos com fatores de risco, como os cardiopatas, hipertensos, diabéticos, obesos e idosos, devem realizar check-up com mais frequência do que um adulto ou jovem saudável'', alerta Gomes.
Porém, a preocupação dos atletas - sejam amadores ou não -, deve ir além. Cuidados com as roupas, calçados, alimentação e horários também devem ser constantes. No que diz respeito à vestimenta, especialmente para corridas e caminhadas, é indicado utilizar roupas leves e confortáveis, que facilitem a evaporação do suor. Para os pés, aconselha-se tênis apropriado.
Se o exercício praticado for ao ar livre, os melhores horários, de acordo com o personal, são antes das 10 horas da manhã ou após as quatro da tarde.''Nesses horários a exposição ao sol é menos agressiva à pele'', destaca.
Independente da atividade praticada, é necessário aliá-la a uma alimentação balanceada. De acordo com Gomes, a alimentação deve ser rica em carboidratos, a fim de fornecer energia para a prática do exercício. Além disso, durante o esforço os praticantes devem dar atenção especial à hidratação e após a realização do exercício a alimentação deve ser rica em proteínas e carboidratos de rápida absorção.
A dentista Sueli Faustino Mansano, 57 anos, pratica exercícios físicos desde os 18 e, preocupada com a saúde, sempre buscou orientação de profissionais especializados - personal trainer, cardiologista e endocrinologista. Além disso, ela procura balancear a alimentação por meio de acompanhamento com nutricionista. Atualmente, ela faz musculação e corrida. Para tanto, utiliza tênis e roupa adequada à prática de exercício físico.
 Para manter a saúde Marilda Schmeinsch e Claúdio Rogério da Silva caminham, no mínimo, três vezes na semana e sempre com hora marcada: ''Caminhamos quando o sol está baixo, no final da tarde ou de manhã''.

Novo Blog

Olá Pessoal,

esta é mais uma ferramenta de trabalho que estou disponibilizando para divulgar informações relacionadas à prática de exercícios físicos. Periodicamente, vou postar curiosidades, reportagens, artigos, vídeos e opiniões que trarão aos leitores novos conhecimentos da área do exercício físico.

Espero que gostem!!!

Abraços