CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito do exercício com pesos (musculação) para idosos. Abordei os principais benefícios desta modalidade de exercício para esta população.
Boa leitura!!!
            Com o avanço da tecnologia e a melhora na qualidade de vida da população, podemos observar o aumento de indivíduos idosos, sendo que no Brasil a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. No entanto, o que deve ser discutido não é somente o aumento dos anos de vida, mas principalmente a qualidade de vida que uma pessoa terá ao atingir idades mais avançadas. Nesse contexto, alguns fatores comportamentais têm influencia direta na qualidade de vida dessa população como, por exemplo, alimentação, uso de álcool/tabaco e prática de exercícios.
Dentre tais fatores, o exercício surge como excelente estratégia para melhorar a vida de pessoas na terceira idade. Nessa população observa-se considerável redução de força e massa muscular, processo denominado de sarcopenia. Nesse sentido, a musculação torna-se uma ótima opção para combater ou minimizar os efeitos da sarcopenia no organismo. Um dos primeiros artigos científicos envolvendo a aplicação da musculação em pessoas idosas foi realizado por uma pesquisadora chamada Maria Fiatarone. Em 1990, Fiatarone e seus colaboradores aplicaram oito semanas de exercício com pesos de alta intensidade em mulheres com idade média de 90 anos, as quais faziam parte de um centro de reabilitação. Ao final do estudo, foi observado aumento na força (aumento de 174%), massa muscular e capacidade funcional das idosas, ou seja, melhora na realização de atividades diárias. A parir de então, muitos outros estudos foram realizados a fim de investigar os efeitos do exercício com pesos em pessoas que se encontram na terceira idade.
Outro fato que merece ser comentado é a melhora do equilíbrio com a prática da musculação. Grande parte das causas de morte em idosos tem origem em complicações geradas por quedas e, dessa maneira, com aumento da força muscular e melhora no equilíbrio, as chances de um idoso cair são reduzidas. Além dos benefícios descritos acima, a musculação promove melhora na coordenação motora, na agilidade, reduz o risco de osteoporose, dentre outros. Portanto, se você tem parentes e/ou amigos idosos, estimule-os a praticar musculação!!!          
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem.
Paulo Gomes

sábado, 17 de setembro de 2011

EXERCÍCIO E POSTURA

Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito dos benefícios do exercício para melhora da postura. Abordei especificamente um tipo de desvio que é muito freqüente nos dias atuais.
Boa leitura!!!
            Com o avanço tecnológico o trabalho tornou-se cada vez mais sedentário, fato que contribui para o aumento da ocorrência de desvios posturais.
            Dentre os vários tipos de desvios, um dos mais freqüentes é a rotação interna de ombros. Este desvio ocorre principalmente em pessoas que passam a maior parte do tempo com os braços a frente do corpo como, por exemplo, garçons, motoristas, dentistas, fotógrafos, pessoas que passam muito tempo a frente do computador ou mesmo por praticantes de musculação que exercitam demasiadamente os peitorais e “esquecem” de exercitar a musculatura posterior do tronco.
            Dessa maneira, ao passar tanto tempo com os braços nesta posição ocorre um encurtamento da musculatura anterior do tronco (peitoral) e alongamento da musculatura posterior do tronco (dorsal) fazendo com que os ombros sejam projetados à frente como observado na foto abaixo.

          Assim, para tentar corrigir este desvio sugere-se realizar o inverso do que acontece na maior parte do tempo, ou seja, o alongamento da musculatura anterior que está encurtada (alongamento de peitoral) e fortalecimento da musculatura que está muito alongada (fortalecimento de rombóide - músculo que atua na aproximação das escápulas). A seguir tentarei demonstrar alguns exercícios que poderão ser facilmente executados por pessoas que possuem esse tipo de desvio e consequentemente melhorar suas posturas.
Exercícios:
1)     Alongamento de peitoral: pés afastados da largura do quadril e joelhos levemente flexionados. Apóie a mão em uma parede e posicione seu tronco para frente. Mantenha-se na posição por 30 segundos e faça o mesmo movimento do lado oposto. Repita esse procedimento três vezes ao dia todos os dias da semana.

2)     Fortalecimento de rombóide: pés afastados da largura do quadril e joelhos levemente flexionados. Segure um elástico na altura dos ombros e afaste as mãos de forma que as escápulas fiquem aproximadas. Mantenha-se na posição por 30 segundos. Repita esse procedimento três vezes ao dia todos os dias da semana.    
Posição Inicial

Posição Final (Vista Anterior)

Posição Final (Vista Lateral)

Posição Final (Vista Posterior)
            Além do enfraquecimento da musculatura posterior de tronco e encurtamento da musculatura anterior, frequentemente a rotação interna de ombros vem acompanhada de enfraquecimento da parede abdominal. Logo, o fortalecimento dessa região é fundamental para contribuir para a melhora de tal desvio. Vale ressaltar que é de extrema importância uma avaliação postural para detectar tais desvios.
Portanto, já que o trabalho na maioria dos casos é sedentário, sugiro fazer pequenas pausas durante o período de trabalho para realizar alongamentos (principalmente do peitoral). Além disso, procure alguma academia e/ou profissionais qualificados para ajudá-los na montagem de um programa de exercícios que favoreça a correção de tais desvios.
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem!!!
Paulo Gomes
Obs.: Agradecimento especial ao aluno que disponibilizou seu tempo e boa vontade para contribuir com as fotos para esta postagem. MUITO OBRIGADO!!!!!






domingo, 4 de setembro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO


Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito do exercício com pesos (musculação) para pessoas com hipertensão arterial. Abordei os principais benefícios e cuidados que devem ser tomados na prescrição desta modalidade de exercício para esta população.
Boa leitura!!!
            Tempos atrás era comum médicos indicarem exercícios para seus pacientes hipertensos, desde que não realizassem a musculação. As recomendações de exercício baseavam-se apenas no exercício aeróbio (ciclismo, caminhada, natação, etc). No entanto, após o crescimento do número de pesquisas associando a musculação para indivíduos hipertensos, esse panorama mudou. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Americana do Coração (American Heart Association) sugerem que pessoas com pressão alta devem realizar a musculação como forma complementar do treinamento.
Estudo realizado em 2008 investigou o efeito do treinamento de musculação nas respostas da pressão arterial de idosas medicadas. Os pesquisadores acompanharam por 12 semanas 46 idosas com hipertensão, que foram divididas em dois grupos: um que realizava musculação (três vezes por semana; nove exercícios) e outro realizava alongamento duas vezes por semana (grupo controle). Resultado: somente o grupo que realizou musculação observou reduções na pressão arterial (ver figura abaixo). Conclusão: o exercício com pesos promove redução na pressão arterial de repouso.
                                      Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Vol. 91 (5), 2008

Além dos benefícios causados pela redução da pressão, a musculação também contribui em outros fatores como o aumento da força muscular. Assim, imaginemos uma pessoa hipertensa que aumenta sua força por meio do treinamento da musculação. Esta mesma pessoa necessitará realizar menos força para carregar determinado objeto e consequentemente terá menor risco de sofrer algum problema cardiovascular, por exemplo.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para a prescrição desse modelo de exercício para esta população: 1) evitar séries longas e que levem até a exaustão; 2) dar no mínimo um minuto de intervalo entre as séries; 3) priorizar exercícios para os grandes grupos musculares (peitorais, costas, abdômen e coxas); 4) evitar prender a respiração durante a realização dos exercícios.
Portanto, se você tem amigos ou parentes com hipertensão, estimule-o a praticar musculação. Dessa maneira, este tipo de exercício sendo prescrito corretamente pode proporcionar grandes benefícios!!!!
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem.
Paulo Gomes