Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito dos benefícios do exercício para melhora da postura. Abordei especificamente um tipo de desvio que é muito freqüente nos dias atuais.
Boa leitura!!!
Com o avanço tecnológico o trabalho tornou-se cada vez mais sedentário, fato que contribui para o aumento da ocorrência de desvios posturais.
Dentre os vários tipos de desvios, um dos mais freqüentes é a rotação interna de ombros. Este desvio ocorre principalmente em pessoas que passam a maior parte do tempo com os braços a frente do corpo como, por exemplo, garçons, motoristas, dentistas, fotógrafos, pessoas que passam muito tempo a frente do computador ou mesmo por praticantes de musculação que exercitam demasiadamente os peitorais e “esquecem” de exercitar a musculatura posterior do tronco.
Dessa maneira, ao passar tanto tempo com os braços nesta posição ocorre um encurtamento da musculatura anterior do tronco (peitoral) e alongamento da musculatura posterior do tronco (dorsal) fazendo com que os ombros sejam projetados à frente como observado na foto abaixo.
Assim, para tentar corrigir este desvio sugere-se realizar o inverso do que acontece na maior parte do tempo, ou seja, o alongamento da musculatura anterior que está encurtada (alongamento de peitoral) e fortalecimento da musculatura que está muito alongada (fortalecimento de rombóide - músculo que atua na aproximação das escápulas). A seguir tentarei demonstrar alguns exercícios que poderão ser facilmente executados por pessoas que possuem esse tipo de desvio e consequentemente melhorar suas posturas.
Exercícios:
1) Alongamento de peitoral: pés afastados da largura do quadril e joelhos levemente flexionados. Apóie a mão em uma parede e posicione seu tronco para frente. Mantenha-se na posição por 30 segundos e faça o mesmo movimento do lado oposto. Repita esse procedimento três vezes ao dia todos os dias da semana.
2) Fortalecimento de rombóide: pés afastados da largura do quadril e joelhos levemente flexionados. Segure um elástico na altura dos ombros e afaste as mãos de forma que as escápulas fiquem aproximadas. Mantenha-se na posição por 30 segundos. Repita esse procedimento três vezes ao dia todos os dias da semana.
Posição Inicial |
Posição Final (Vista Anterior) |
Posição Final (Vista Lateral) |
Posição Final (Vista Posterior) |
Além do enfraquecimento da musculatura posterior de tronco e encurtamento da musculatura anterior, frequentemente a rotação interna de ombros vem acompanhada de enfraquecimento da parede abdominal. Logo, o fortalecimento dessa região é fundamental para contribuir para a melhora de tal desvio. Vale ressaltar que é de extrema importância uma avaliação postural para detectar tais desvios.
Portanto, já que o trabalho na maioria dos casos é sedentário, sugiro fazer pequenas pausas durante o período de trabalho para realizar alongamentos (principalmente do peitoral). Além disso, procure alguma academia e/ou profissionais qualificados para ajudá-los na montagem de um programa de exercícios que favoreça a correção de tais desvios.
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem!!!
Paulo Gomes
Obs.: Agradecimento especial ao aluno que disponibilizou seu tempo e boa vontade para contribuir com as fotos para esta postagem. MUITO OBRIGADO!!!!!
Nossa..ADOREI a matéria postada, é muito bom alongar e tentar corrigir a postura, q na maioria das vezes, é errada..mas...e esse aluno heim??? tem jeito???kkk...Bju
ResponderExcluirE aí Paulão..bacana a matéria heim?? Nem precisa agradecer..se precisar, tamo aí, valeu?? Abraço!
ResponderExcluirÉ ta na hora de começar alongamentos então.
ResponderExcluir