CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

domingo, 4 de setembro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO


Olá pessoal,
Nesta semana escrevi a respeito do exercício com pesos (musculação) para pessoas com hipertensão arterial. Abordei os principais benefícios e cuidados que devem ser tomados na prescrição desta modalidade de exercício para esta população.
Boa leitura!!!
            Tempos atrás era comum médicos indicarem exercícios para seus pacientes hipertensos, desde que não realizassem a musculação. As recomendações de exercício baseavam-se apenas no exercício aeróbio (ciclismo, caminhada, natação, etc). No entanto, após o crescimento do número de pesquisas associando a musculação para indivíduos hipertensos, esse panorama mudou. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Americana do Coração (American Heart Association) sugerem que pessoas com pressão alta devem realizar a musculação como forma complementar do treinamento.
Estudo realizado em 2008 investigou o efeito do treinamento de musculação nas respostas da pressão arterial de idosas medicadas. Os pesquisadores acompanharam por 12 semanas 46 idosas com hipertensão, que foram divididas em dois grupos: um que realizava musculação (três vezes por semana; nove exercícios) e outro realizava alongamento duas vezes por semana (grupo controle). Resultado: somente o grupo que realizou musculação observou reduções na pressão arterial (ver figura abaixo). Conclusão: o exercício com pesos promove redução na pressão arterial de repouso.
                                      Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Vol. 91 (5), 2008

Além dos benefícios causados pela redução da pressão, a musculação também contribui em outros fatores como o aumento da força muscular. Assim, imaginemos uma pessoa hipertensa que aumenta sua força por meio do treinamento da musculação. Esta mesma pessoa necessitará realizar menos força para carregar determinado objeto e consequentemente terá menor risco de sofrer algum problema cardiovascular, por exemplo.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para a prescrição desse modelo de exercício para esta população: 1) evitar séries longas e que levem até a exaustão; 2) dar no mínimo um minuto de intervalo entre as séries; 3) priorizar exercícios para os grandes grupos musculares (peitorais, costas, abdômen e coxas); 4) evitar prender a respiração durante a realização dos exercícios.
Portanto, se você tem amigos ou parentes com hipertensão, estimule-o a praticar musculação. Dessa maneira, este tipo de exercício sendo prescrito corretamente pode proporcionar grandes benefícios!!!!
Espero ter colaborado!!!
Grande abraço e até a próxima postagem.
Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário