CONTATOS

Contatos: pgomespersonal@hotmail.com
(19) 8264-7614

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE

Olá Pessoal,

na reportagem postada na semana passada, faço um comentário sobre aptidão física relacionada à saúde. Sendo assim, achei interessante comentar sobre o que seria e quais componentes fazem parte da mesma!!!! No final há uma boa mensagem!!!!

Boa leitura!!!!


A aptidão física relacionada à saúde é constituída basicamente por quatro componentes: composição corporal, flexibilidade, força/resistência muscular e capacidade cardiorrespitatória. Assim, tentarei explicar o que deve ser feito para melhorar cada um destes componentes.
Primeiramente, para obter uma boa composição corporal é necessário realizar exercícios físicos (aeróbio/musculação) de forma regular. O exercício aeróbio contribui para uma boa composição corporal justamente por ser uma modalidade que utiliza a gordura como fonte energética, logo, reduz o percentual de gordura corporal. Um baixo percentual de gordura está diretamente relacionado com menor risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.  Por outro lado, a musculação atua na composição corporal principalmente no que diz respeito ao aumento da massa muscular dos indivíduos praticantes. Vale ressaltar que juntamente com a prática de exercícios é necessária uma alimentação balanceada.
No que se refere ao aumento da flexibilidade, a realização de alongamentos é a melhor maneira de alcançar melhores resultados dessa capacidade. Uma boa flexibilidade está relacionada com menores riscos de lesão muscular, melhor postura, menor esforço na realização de atividades diárias, entre outros. Sendo assim, pratique alongamentos diariamente a fim de manter-se flexível para usufruir dos benefícios descritos acima.
A musculação é, sem dúvida, a modalidade de exercícios que está mais relacionada com o aumento de força e resistência muscular. Além disso, esta modalidade, como já descrito, provoca aumento de massa muscular e consequentemente atua na composição corporal. Um exemplo da importância de um bom nível de força e resistência muscular pode ser explicado nos idosos. Com o avanço da idade há redução da força e da massa muscular, fato que contribui significativamente para a ocorrência de quedas. No entanto, com a prática da musculação, os níveis de força/resistência muscular são mantidos ou até mesmo melhorados, o que reduz o risco de quedas e melhora a qualidade de vida desses indivíduos. Dessa maneira, para alcançar os benefícios proporcionados pela musculação pratique esta modalidade, no mínimo, duas vezes por semana!!!!!!!
Em relação à capacidade cardiorrespiratória, o exercício aeróbio é o mais indicado para melhorar tal componente. Estudos comprovam que esta capacidade está diretamente relacionada com menor risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes e, além disso, relaciona-se com uma boa composição corporal. Atividades como caminhada/corrida, ciclismo, natação e patinação podem proporcionar aumento desta capacidade. A recomendação é que estas atividades sejam realizadas na maioria dos dias da semana (quanto vezes) com duração por volta de 30 min.  
Portanto, para melhorar a aptidão física relacionada à saúde, as pessoas devem praticar modalidades variadas a fim de aprimorar um pouco de cada componente.

Obs.: Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas ausência de doença, mas sim um bem estar físico, mental e social. Portanto, somente praticar exercícios físicos não lhes garantirá uma boa saúde. Assim, tenham uma vida social adequada, tenham boas amizades, pensem positivo, deseje o bem ao próximo, tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço a todos e até a próxima postagem!!!!

Paulo Gomes

Um comentário:

  1. Fala grande mestre Paulinho...gostei do seu artigo estou divulgando e replicando ele no meu face. Abraço! DICA: Poderia elaborar alguma coisa sobre massa magra x alimentação x suplimentacão?

    ResponderExcluir